domingo, 29 de março de 2009

Pulseira de Garrafa PET

Bem... todo mundo fala de reaproveitamento, de consumo consciente... eu não fico fora dessa.
Fazia minhas pulseiras de garrafa PET enrolando o tecido no plástico... mas andando pela 3ª Rio Artes Manuais, topei com a Cris Guimarães no Stand da Glitter. Ela trabalha com reaproveitamento/ reciclagem de garrafas. Fiquei maravilhada com os trabalhos e a simpatia dela.
Não teve o menor problema em me explicar como ela fazia suas pulseiras, broches, colares e brincos. Fui para casa pensando que seria muito legal se pudesse mostrar para todo mundo e falar do trabalho da Cristina. Mandei um e-mail para ela, pedindo autorização para fazer um PAP e colocar no meu blog e, não me enganei, quando ela na sua simplicidade e simpatia autorizou que eu o publicasse.


1 - Material Necessário: 1 tira de garrafa PET na largura desejada, tesoura, Cola Pano Glitter, pincel, tecido, fio encerado ou linha de bordar, botão, um prego ou uma agulha grossa.
2 - Passe cola pano na parte interior da tira de garrafa PET.
3 - Cole no tecido com a estampa para cima, pressione bem.
4 - Corte a sobra do tecido em volta da pulseira.
5 - Passe cola pano novamente no tecido e espere secar. Se quiser pode acelerar a secagem com um soprador.
6 - Após a secagem, marque onde ficará o botão e fure com um prego ou agulha aquecidos. O prego ou agulha devem estar bem aquecidos, de modo que não precise fazer força para furar o plástico.
7 - Passe o fio encerado pelos furos e prenda o botão dando o acabamento.
8 - Se quiser faça os brincos para compor o conjunto.
9 - Outra variação.

Criação: Cristina Guimarães
(esclarecimentos e para adquirir a apostila: guimaraescris@terra.com.br)
Passo-a-passo: Teresa Agrello

4 comentários:

Carla disse...

Teresa, tenho muita admiração por quem consegue trabalhar com garrafas pet e fazer, realmente, artesanato, não aquele monte de coisas que a gente olha e bate palmas meio sem-graça porque reconhece-se ali a marca de uma reciclagem do tipo "pois é". Adorei a pulseira. Há nela verdadeiro reaproveitamento de algo que, de outro modo, só serviria para lixo. Você conseguiu transformar o lixo em verdadeiro luxo. E, ainda mais, compartilhar generosamente conosco o seu conhecimento. Parabéns!!!

Carla disse...

Ora, pois então, quanto mais! As pessoas, hoje em dia, copiam descaradamente conteúdo de outras páginas. Além de compartilhar, você serviu de semeadora da idéia que é, repito, realmente genial. Há crédito seu nisso, sem dúvida!

Anônimo disse...

OLá Teresa, belo trabalho! Voce faz pulseira de pet em grande quantidade? Ou conheça quem faz? Abraços Ivan
contato@recicladosartisticos.com.br

Patrícia disse...

Nossa ficou bem legal e alegre, adorei a idéia.
Parabéns
Paty